Renovação de Anuidade

(Contribuição Anual)

Ilustres Membros, se sua filiação já completou mais 1 ano, é hora de regularizar seu cadastro. Para efetuar o pagamento da nova anuidade basta enviar um PIX no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) para o nosso CNPJ n.º 12303752000100 ou ainda por meio de Transferência para a Conta n.º 05300664-9, Agência: 0001 no PagBank (Banco n.º 290) e em seguida enviar cópia do comprovante para o e-mail: secretaria@onp.org.br 

IMPORTANTE: Favor informar a palavra "RENOVAÇÃO" no assunto e o seu número de registro no corpo do e-mail.

Boletim de
Novidades

 nova sede

Novo endereço, mesma dedicação! Estamos animados em anunciar a inauguração da nossa nova sede na Avenida Treze de Maio, no coração do Rio de Janeiro. Esta mudança marca um novo capítulo para a Ordem Nacional dos Psicanalistas, proporcionando um espaço moderno e acolhedor para nossos membros e a comunidade. Venha nos visitar e descubra como a psicanálise pode transformar vidas!

Doutorado em Psicanálise

doutorado

Visando contrinuir com o desenvolvimento constante de nossos membros e demais interessados(as), estamos divulgando através de uma parceria com a Universidade Despertalista o Curso de Doutorado Profissional em Psicanálise. Se trata de um curso de caráter livre, direcionado a Psicanalistas, oferecido de forma 100% online com o objetivo de promover o aprimoramento teórico/técnico destes profissionais.

Para mais informações, clique aqui.


Strict Standards: Non-static method JVersion::isCompatible() should not be called statically in /home1/undorg00/onp.org.br/administrator/components/com_slicomments/libraries/loader.php on line 10

Deprecated: Non-static method JSite::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home1/undorg00/onp.org.br/templates/tk_minimus_red/warp/systems/joomla/layouts/com_content/article/default.php on line 13

Deprecated: Non-static method JApplication::getMenu() should not be called statically, assuming $this from incompatible context in /home1/undorg00/onp.org.br/includes/application.php on line 536

SÍMBOLO DA PSICANÁLISE

Diante da grande variação de símbolos utilizados para representar a Psicanálise, sem no entanto a oficialização de nenhum deles, gerando dúvidas entre os Psicanalistas, a Ordem Nacional dos Psicanalistas tem a satisfação de disponibilizar aos Psicanalistas Brasileiros o símbolo oficial da Psicanálise elaborado por nosso Ilustre Presidente David Jansen Pinheiro Pecis, Psicólogo, Psicanalista e Especialista em Neuropsicologia, a fim de que possa ser usado em suas mídias, documentos oficiais e propagandas.

O simbolo da Psicanálise proposto pela Ordem Nacional dos Psicanalistas integra basicamente 2 símbolos muito antigos que remontam civilizações ocidentais pré-cristãs, são eles: 1) Caduceu de Hermes e 2) O Archote, ou a tocha.

Caduceu de Hemes por vezes tem sido confundido com o Bastão de Esculápio (ou Asclépio), divindade grega da medicina e portanto utilizado como símbolo oficial da Medicina no Ocidente. Vale ressaltar que até a Marinha dos Estados Unidos fez essa confusão ao utilizar o Caduceu de Hermes nos uniformes de seu Corpo de Saúde, mas definitivamente não é este o caso aqui.

A escolha do Caduceu de Hermes pela Ordem Nacional dos Psicanalistas foi intencional e se deu pelo fato de a Hermes ser atribuido o domínio do conhecimento, uma vez que era a divindade grega da sabedoria (ou do conhecimento).

Logo, as Serpentes no símbolo da Psicanálise representam o conhecimento necessário a todo profissional Psicanalista para encontrar as respostas que tanto afligem e angustiam a psiquê humana.

As cores das serpentes, azul e vermelha representam a dualidade, a constante oposição das pulsões de vida e de morte, desejo x homeostase, id x superego a qual todo ser humano está sujeito.

O archote (ou tocha) por sua vez se tornou popularmente conhecido por ser o símbolo das olimpíadas, todavia, o que muitos não sabem é que a tocha é um típico emblema de iluminação espiritual e conhecimento.

Um bom exemplo seria a própria Estátua da Liberdade elevando sua tocha para iluminar o mundo com o conhecimento.

Deste modo, o archote também intencionalmente incorporado ao símbolo da Psicanálise representa a luz que o Psicanalista leva consigo nessa jornada rumo as regiões obscuras e desconhecidas do inconsciente humano, no afã de que, com seu conhecimento (representado pelas serpentes), possa contribuir para a evolução de seus pacientes.

Em resumo, o símbolo como todo consiste na ideia de levar luz ao insconsciente, promovendo a evolução por meio do conhecimento. 

Esse foi mais um importante feito da Ordem Nacional dos Psicanalistas trabalhando para unir profissionais e fortalecer a Psicanálise no Brasil.

 

 logo psicanálise

Clique na imagem
para ampliar e baixar.